Páginas

Publicidade

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Airbag e ABS serão obrigatórios em 2014, diz Mantega


Imagem: Divulgação/Ford
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo vai manter o cronograma que prevê a obrigatoriedade de fabricação de 100% dos veículos nacionais, a partir de 2014, com airbag e freios ABS como itens obrigatórios.

O ministro esteve reunido com montadoras e sindicatos para discutir também outras questões, como o problema de exportações para a Argentina, perspectivas para 2014, recomposição das alíquotas de IPI e preocupação com emprego nesse segmento da indústria, principalmente na parte de autopeças.



Primeiro, o ministro afirmou que deve ser adiada a introdução dos itens de segurança. Em seguida, confirmou que o calendário para implantação dos itens de segurança não muda. "Não vamos modificar o calendário do Contran, 100% dos automóveis terão de ter ABS e airbag".



Mantega disse ainda que as empresas vão se comprometer a absorver os trabalhadores que podem ser demitidos por conta da mudança. "Vão promover absorção de trabalhadores dentro da própria fábrica ou mesmo outras fábricas se comprometeram a ajudar, minimizando o problema maior, que fica nas autopeças", disse o ministro.


Queda na demanda

Preocupado com uma redução na demanda por carros, o governo estava considerando adiar as normas de segurança, que obrigam as montadoras locais a colocar airbags e sistemas de freios ABS em todos os veículos novos a partir de 2014. "Grande parte do impacto (nos preços) já aconteceu este ano, o seu efeito será marginal em 2014. Vamos reduzir o Imposto de Importação (II) a 2% em peças e equipamentos relacionados", garantiu Mantega. As alíquotas II de autopeças e equipamentos variam atualmente entre 14% e 18%.

Diário do Nordeste

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...