Páginas

Publicidade

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Comandante de alto escalão acaba com a vida dentro do tribunal após ser condenado


O ex-alto responsável das forças croatas da Bósnia morreu em um hospital de Haia depois de ter ingerido veneno na sala de audiência do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia em Haia. Slobodan Praljak havia sido condenado a 20 anos de prisão em 2013 por mortes de civis muçulmanos na Bósnia.







ASSISTA AO VÍDEO:


Praljak gritou: "Eu não sou um criminoso de guerra!" e bebeu um líquido escuro de um pequeno copo que retirou do bolso ante as câmeras, depois de perder o apelo contra uma pena de prisão de 20 anos. Seu advogado de defesa afirmou que se tratava de veneno, e a audiência foi imediatamente suspensa.


O juiz determinou que o copo utilizado pelo réu fosse guardado para análise. Uma fonte da BBC relatou ter ouvido que uma ambulância foi chamada. Um porta-voz do tribunal confirmou que ele morreu depois que "ele bebeu um líquido no tribunal e rapidamente adoeceu". 


Nenad Golcevski acrescentou: "Um dos seis réus ... faleceu hoje no hospital da HMC em Haia", apesar dos esforços para salvá-lo no hospital”. 


O serviço de TV estatal da Croácia disse que morreu em um hospital nos Países Baixos, uma declaração que foi posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro Andrej Plenković, que apresentou suas condolências à família.
Plenkovic disse em conferência de imprensa que "todos nós testemunhamos infelizmente seu ato pelo qual ele tirou a própria vida".
O juiz Agius declarou que o tribunal era uma cena de crime quando reiniciou a audiência, embora não tenha dado mais detalhes. A polícia holandesa também disse que uma investigação foi lançada, mas não revelou se Praljak estava vivo ou morto. 
Como ex-comandante militar, Praljak foi condenado por não atuar para conter o cerco e a matança de civis e por ordenar a destruição da ponte de Mostar - uma construção histórica - em 1993, causando "danos desproporcionais para a população civil muçulmana", segundo os juízes.



Informações: Daily Mail, G1
Edição: NC
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...